Histórico do Curso Técnico em Informática


  O Curso Técnico em Processamento de Dados,como era chamado na época, foi autorizado no dia 02 de outubro de 1992, pelo parecer 902/92 do Conselho Estadual de Educação, iniciando as aulas em março de 1993 e a partir daí vem desenvolvendo as suas atividades de forma a possibilitar a comunidade regional o acesso a novas tecnologias.

   Considerado na época um curso audacioso e inovador que trouxe a instituição inúmeros desafios, como por exemplo, qualificação de profissionais e a entrada em uma nova área de atuação, hoje conhecida e popularizada como Tecnologia da Informação.

   Em um primeiro momento, em virtude da legislação vigente, o curso denominava-se Curso Técnico em Processamento de Dados e em 1999 passou a se denominar Curso Técnico em Informática e foi dado início ao trabalho de elaboração de uma nova proposta curricular, diferenciada e totalmente voltada para a pedagogia da avaliação por competências. Foram praticamente dois anos de trabalhos, reuniões e seminários para se construir uma proposta diferenciada para o curso e que possibilitasse aos estudantes o conhecimento de várias subáreas dentro do mundo da Tecnologia de Informação. Passado o período de elaboração do curso, precisou-se ainda de mais dois anos para que o Conselho Estadual de Educação finalmente autorizasse o funcionamento com a nova proposta curricular.

  A SETREM é uma das pioneiras na implantação de estruturas de informática. Adquiriu os seus primeiros computadores em 1986, num total de 4 TK -85, conectados a televisores para funcionar. Com eles foram realizados os primeiros cursos de informática e, posteriormente, oferecidos para alguns professores no seu dia a dia.

  O primeiro laboratório de informática para os estudantes foi disponibilizado em 1992. Em 1994, foram adquiridos computadores para rodar os sistemas da secretaria e tesouraria, os primeiros setores informatizados.

  Em 1997 chegou aos estudantes da SETREM o acesso a internet, via rede discada, entretanto só se podia acessar mediante a pagamento de uma taxa, uma vez que este era um processo caro. No dia 1° de maio de 2000, a SETREM instalou o seu primeiro provedor de internet, a conexão foi realizada via rádio com canal 64KB, deste dia em diante a instituição nunca mais ficou sem conexão a internet.

 No desenrolar de sua história a área de informática foi se equipando e evoluindo no número de computadores disponíveis, bem como, as configurações oferecidas. Desde 1998, a SETREM instalou praticamente um novo laboratório a cada ano, em alguns casos substituindo laboratórios já existentes que estavam sem condições de uso para as novas tecnologias disponíveis, mas que foram destinados para outros fins, como por exemplo, realização de programas sociais na área de informática.
No início de 2003 o Curso Técnico em Informática passa a apresentar uma roupagem nova e agrega a todos os estudantes um grande avanço em nível de tecnologias e ferramentas.

  A evolução do parque tecnológico da instituição também acompanha a evolução do curso. Hoje a instituição conta com aproximadamente 550 computadores distribuídos entre estudantes, professores e demais colaboradores.

  Um pilar mantido pelo curso ao longo de sua existência é a qualidade dos processos educacionais e consequentemente o perfil de egresso do curso. Logicamente isso exige rígidos processos de acompanhamento, de trabalhos e de avaliações das competências que o curso se propõe a desenvolver nos futuros técnicos.

  Atualmente o curso prepara os egressos em seis áreas específicas que envolvem o mundo da Tecnologia da Informação: Sistemas Operacionais, Editoração Gráfica, Aplicativos, Desenvolvimento de Sistemas, Internet e Redes. De forma direta os estudantes são preparados para o uso avançado dos aplicativos diversos utilizados pelas empresas, evoluindo posteriormente para o desenvolvimento de sistemas tanto para desktop quanto para a internet, tendo ainda todos os aspectos necessários para a instalação e configuração de hardware e rede, bem como o entendimento das questões ligadas ao desenvolvimento e publicação de portais para a internet.

  Apesar de todos os avanços e tecnologias, o diferencial do Curso Técnico está nas pessoas que o constituem, pelo envolvimento e garra com que passam pelo curso.
Essas pessoas podem ser envolvidas em três grandes grupos:

- Os estudantes que passam a visualizar e acreditar nas possibilidades ao longo do curso e, mais que isso, passam a sonhar. Os estudantes que concluem o Curso Técnico em Informática são extremamente batalhadores e perseverantes. Conseguem entender que o futuro depende de um grande esforço no presente e que não se colhe sucesso sem trabalho e sem esforço. Eles são o principal pilar do curso e são o motivo para todos os projetos e ações que se desenvolvem. Ao concluir o curso na sua grande maioria os egressos que se identificam com a área conseguem ótimas colocações profissionais e dão sequência na sua qualificação profissional.

- Os professores que ao longo das aulas passam não apenas as questões técnicas, mas a sua vivência pessoal e profissional com embasamento ético e científico, não deixando nunca o lado pessoal e afetivo de lado. O maior reconhecimento para esses profissionais com certeza acontece nos momentos dos projetos finais dos cursos, onde se consegue avaliar nitidamente o trabalho e o envolvimento dos professores. Além disso, os professores do Curso Técnico em Informática têm uma grande paixão pela sala de aula, pois nos demais turnos atuam como profissionais especializados nas áreas de conhecimento em que capacitam os seus estudantes. Isso é um trabalho que acaba envolvendo além das habilidades técnicas principalmente a emoção e o coração. Somam-se aos professores, os colaboradores da SETREM e em especial do Centro de TI que em muitos casos prestam auxilio e atuam como professores substitutos.

- Os colaboradores das empresas parceiras: Os profissionais das empresas parceiras são essenciais no processo de fechamento das competências profissionais dos egressos e na colocação profissional dos mesmos. Ao longo dos anos a parceria de instituições renomeadas da região que tem em seu quadro da área de TI profissionais egressos do Curso Técnico em Informática.

  O CTI, como é carinhosamente conhecido, viveu no ano de 2010 um dos seus melhores momentos do curso. Excelente parceria com empresas e uma demanda crescente por profissionais da área garante um excelente índice de empregabilidade, não se tendo condições de atender a toda a demanda por profissionais. Teve-se em 2010 o maior número de estudantes da história do curso, aproximadamente 290 estudantes.

  Isso exige que se pense no futuro e, por isso mesmo, o curso estará novamente passando por modificações nos próximos dois anos, visando a garantir de adequação as necessidades futuras da área de Tecnologia da Informação.”

  De 1992 até o momento, o curso já sofreu inúmeras modificações, tais como alteração da nomenclatura, da estrutura curricular, do processo avaliativo, da estrutura física que o curso dispunha, do quadro de professores, da coordenação dentre outras.

  Durante esse período, diversos estudantes, de diferentes pontos do Brasil também passaram pelo curso e ajudaram a construir a história do CTI. A figura 1 ilustra o quadro de discentes que ao longo dos quase vintes anos passaram pelo CTI.



Observa-se que em 1993, o curso iniciou suas atividades com 24 matrículas ativas, o que representa hoje a média de estudantes por turma. O pico de estudantes está concentrado no ano de 2010, com 281 estudantes matriculados. Além disso, destaca-se que até o presente momento, 3.299 estudantes passaram pelo Curso Técnico em Informática da SETREM, perfazendo uma média de 164 estudantes por ano. Desses 3.344 estudantes, até o presente momento já se formaram 25 turmas, totalizando 628 estudantes.

As informações acima foram retiradas do livro dos 80 anos da SETREM, intitulado “Sinal Verde para Crescer”.
O histórico do Curso Técnico em Informática foi retirado do site da SETREM (http://www.setrem.com.br/454-historico).