Educação Profissional é destaque em eventos da SETREM

Público expressivo participou do Fórum da
 Rede Sinodal e da Mostra de Pesquisa do SAPS

  Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, a SETREM foi sede de dois eventos focados na Educação Profissional, o III Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação e a XII Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional, que integra as atividades do X Salão de Pesquisa SETREM (SAPS).

  A abertura oficial dos eventos ocorreu no dia 31 de agosto, sexta-feira, no Auditório da SETREM. Participaram da solenidade o presidente da Mantenedora da SETREM, Hordi Núbio Felten; o diretor-geral da Instituição, Flávio Magedanz; a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal, Rosângela Markmann Messa; a coordenadora da Educação Profissional da 17ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Seres Terezinha Führ; a coordenadora do Fórum, Maidi Terezinha Dalri e a coordenadora do SAPS, Lilian Winter.

  O evento envolveu professores e estudantes da SETREM, do Colégio Teutônia e da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), num total de 25 trabalhos selecionados para o Fórum e 26 trabalhos selecionados para a Mostra de Pesquisa do SAPS.

   Durante os dois dias de atividades, os estudantes e o público puderam acompanhar a apresentação dos trabalhos em formato de feira, conhecer mais sobre os projetos apresentados, interagir com os participantes e conhecer o Campus SETREM.

   Segundo Rosângela Markmann Messa, uma atividade deste porte valoriza muito a Educação Profissional , além  de mobilizar alunos e professores dos Cursos Técnicos a mostrar os trabalhos de destaque que estão sendo realizados em suas instituições. “A SETREM, historicamente, é uma das instituições que iniciou o trabalho com a Educação Profissional, e serve de exemplo para as escolas”, destaca.

   Em nome da 17ª CRE, Seres Terezinha Führ parabenizou a SETREM por sediar estes eventos de cunho tão importante para o aprimoramento de conhecimentos na Educação Profissional. “É muito bom incentivarmos e valorizarmos eventos deste tipo, pois sempre há bastante procura de empresas por profissionais técnicos das diversas áreas”, informa.

   Quem concorda com esta afirmação é a estudante do 2º semestre do Curso Técnico em Manutenção Automotiva da SETREM, Luciana da Rocha, de Santa Rosa. “É muito importante destacar a Educação Profissional através destes eventos, pois neles podemos aprender mais e acompanhar as novidades que cada Curso Técnico está desenvolvendo”, salienta. Luciana é a única mulher do Curso e também é a única mecânica que trabalha no Grupo Nicola Veículos.

   Luciana trabalha em uma das muitas empresas da região, que apostam na qualificação de seus funcionários, através da Educação Profissional. No caso da Nicola, a empresa auxilia a estudante com todo o material necessário para que possa realizar o Curso, e com o transporte até à SETREM.

  Para a vice-diretora da Educação Profissional da SETREM, Maidi Dalri, momentos como esse são ímpares para a troca de experiências, uma vez que a avaliação dos trabalhos trouxe para dentro das escolas empresários e profissionais de diferentes áreas.

   De todos os trabalhos apresentados, dez foram escolhidos para representar a Rede Sinodal na 6ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (FECITEP), e um trabalho foi escolhido para participar da Mostra de Ciência e Tecnologia 2012 (MOSTRATEC).

  Dentre os trabalhos escolhidos para a FECITEP, quatro são de estudantes da SETREM, três são de estudantes do IENH e três são de estudantes do Colégio Teutônia. O trabalho escolhido para participar da MOSTRATEC foi do Colégio Teutônia.

  Acompanhe a opinião dos responsáveis pela Educação Profissional das instituições que participaram do evento:
“Nestes eventos os estudantes foram submetidos a olhares do mundo do trabalho de forma efetiva, e passam a se dar conta que não adianta apenas apontar os problemas, é preciso buscar a solução dos mesmos. A oportunidade de defender suas ideias e conversar com as pessoas sobre a melhora dessas soluções contribui para a formação dos técnicos como pessoas e profissionais. Com toda a certeza, os estudantes envolvidos nesses processos passam a ter diferenciais competitivos que os levam a ser posteriormente disputados no mercado de trabalho”.

Maidi Terezinha Dalri, vice-diretora da Educação Profissional da SETREM.
“O evento foi bem organizado, a equipe está de parabéns, os estudantes se comportaram muito bem e os trabalhos foram maravilhosos. O Fórum é um evento importante para a Rede Sinodal e vem se qualificando a cada ano, sendo que em 2013, nós do IENH teremos a responsabilidade de continuar esta atividade, que das escolas privadas do RS é um evento referência”.

Leandro Sieben, coordenador dos Cursos Técnicos do IENH.
“O Fórum é uma consolidação do trabalho desenvolvido na Educação Profissional e serve como espaço para compartilhar e socializar, além de destacar a qualidade dos trabalhos e o comprometimento dos estudantes para com o evento. Parabéns pela organização do evento, pois aqui na SETREM nos sentimos respirando a Educação Profissional”.

Maria de Fátima Fuzer da Silva, coordenadora da Educação Profissionalizante do Colégio Teutônia.
Acompanhe a opinião de alguns participantes:
“Sempre é bom participar destes eventos e poder mostrar o que fazemos e os trabalhos que desenvolvemos, além desta ser uma ótima forma de estimular a Educação Profissional, despertar o interesse em diferentes áreas e trocar experiências com os participantes”.

Everaldo Garcia Koehler, egresso do Curso Técnico em Informática no Colégio Teutônia. Selecionado para a MOSTRATEC com o trabalho ‘Análise e desenvolvimento de um software de controle de assistência remota’.
“Eventos como estes incentivam a troca de experiências, o que fomenta as instituições a investir cada vez mais nos Cursos Técnicos, já que a demanda de profissionais sempre é grande”.

Sergio Ricardo de Oliveira Andrade e Tiago Becker Haag, estudantes do 4º semestre do Curso Técnico em Informática do IENH, de Novo Hamburgo. Selecionados para a FECITEP com o trabalho ‘LarConnect’.
“Gostei muito de participar dos eventos, pois são ótimas formas de aprendizagem que incentivam os estudantes a se desafiarem. Valeu a pena todo esforço e dedicação”.

Jakelini Kipper da Silva, estudante do 2º semestre do Curso de Design Gráfico da SETREM. Selecionada para a FECITEP com o trabalho ‘Agrodesign: o poder da comunicação visual no laboratório de vendas da SETREM’.
“Este é um evento inovador e de muita importância para e Educação Profissional, pois nos possibilita a troca de experiências e nos oportuniza conhecer estudantes de outras cidades e outros cursos, motivando a Educação Profissional nas mais diversas áreas”.

Michele Rachor, formanda do Curso Técnico em Vendas da SETREM. Participou do Fórum da Rede Sinodal com o trabalho ‘Central de atendimento Online, um estudo de caso na assessoria de comunicação da SETREM’.
“Os trabalhos estão ótimos e está havendo uma boa integração entre os participantes. Acredito que eventos como estes são muito significativos para a divulgação dos Cursos Técnicos e para a troca de experiências com diferentes instituições de ensino”.

Leonardo de Almeida, 6º semestre CTI SETREM. Participou dos eventos como ouvinte.