PROJETO TALENTO WEB



Objetivo:
Despertar novos talentos para o desenvolvimento de soluções web.

Justificativa:
A crescente procura das empresas dos mais diferentes ramos por soluções web dinâmicas e otimizadas tem levado as softwarehouses a focar o seus projetos para essa área. No entanto, ainda existe uma grande carência de profissionais com conhecimento para o desenvolvimento web.

Metodologia: Divulgação do projeto junto aos estudantes e a comunidade de Três de Maio no mês de Maio/2010. Realização de aula de abertura no dia 28 de maio às 13h30min. Nessa data acontece o lançamento da proposta de desenvolvimento e a solicitação de que os interessados preparem uma sugestão de análise para o projeto final a ser desenvolvido, donde conste: Escopo do Sistema, Definição de Requisitos, ER, Caso de Uso ou outras metodologia, ficando a critério de cada participante. Essa análise deverá ser entregue no dia 31 de maio quando tem início o curso efetivamente. O curso acontece no período de duas semanas no turno da tarde, no horário das 13h30min às 17h, findando-se, portanto em 11 de junho de 2010. Nos últimos dias de aulas os estudantes serão desafiados a produzir uma solução voltada para uma necessidade real.

Público Alvo: Estudantes dos cursos de tecnologia da SETREM (Curso Técnico em Informática, Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores), estudantes de outros cursos da SETREM, comunidade em geral.

Pré-requisitos: Conhecimento de banco de dados, conhecimento de lógica, domínio do Windows, desejável conhecimento de alguma linguagem de programação.

Investimento: R$ 40,00 (quarenta reais). Estudantes da SETREM isentos.

Instrutora: Katiuscia Monique Schröer – Técnica em Informática pela SETREM, graduanda em Administração em Comércio Internacional pela FEMA, Programadora Web da Abase Sistemas e Soluções Ltda.

Entrega dos Certificados:
Será concedido certificado aos participantes que tenham pelo menos 85% de participação, em data a ser definida.
Possibilidades Futuras: Os participantes que mostrem uma boa evolução e entrosamento com a ferramenta podem vir a ser convidados para realização de projetos de estágio junto a Abase ou a própria SETREM. A participação no curso não dá garantias de emprego ou quaisquer outros compromissos.
Proposta do Curso a ser desenvolvido:


Introdução a Orientação a Objetos.


Introdução ao C# e ao IDE do Visual Studio
– O aluno conhecerá as principais funcionalidades do ambiente integrado de desenvolvimento do Visual Studio e uma introdução à utilização da linguagem padrão do .NET Framework, o C#.

Fundamentos do ASP.NET – Apresenta os fundamentos do desenvolvimento com ASP.NET, como arquivos ASPX, code-behind, controles, eventos, compilação, sessão e cookies.

Web Forms – Apresenta os controles ASP.NET mais comuns no desenvolvimento de aplicações Web, além dos poderosos controles de validação.

Master Pages – Apresenta o novo recurso de Master Pages, para herança visual de formulários Web.

Acesso a Dados – O capítulo mais importante do curso, apresenta as diversas soluções de acesso a banco de dados usando o ASP.NET. Apresenta os DataSources e um profundo estudo de todas as classes do framework de acesso a dados do .NET, o ADO.NET.

Data-Bound – Apresenta em detalhes os controles data-bound do ASP.NET, incluindo DataList, FormView, DetailsView, GridView e ListView.

Navegação – Mostra os controles de navegação do ASP.NET, incluindo as novas facilidades relacionadas a SiteMap, SiteMapPath, Menu e TreeView, além do controle Wizard.

Cache e Estado – Demonstra a utilização de OutputCache, StateServe e SQL State, para otimizar a performance de soluções ASP.NET.

Trace e Erros – Ensina como manipular e tratar exceções em aplicações ASP.NET, além de abordar o Trace e Debug.

XML – Mostra como ler, gravar e exibir documentos XML no .NET Framework.

Web Services – Demonstra como utilizar a tecnologia multi-plataforma para comunicação de aplicações via XML.

Segurança – Ensina como utilizar todos os novos controles de Login do ASP.NET, para implementar autenticação e segurança no site.

AJAX – A tecnologia revolucionária do momento é abordada neste capítulo através de exemplos práticos com o ASP.NET AJAX e AJAX Control Tool Kit.

Apêndice A – Desenvolvimento de uma aplicação usando boas práticas, multicamadas e orientação a objetos. O objetivo deste capítulo é mostrar como criar uma solução real envolvendo a maioria dos conhecimentos obtidos durante todo o curso. A aplicação é desenvolvida baseada nas melhores práticas (Best Practices) sugeridas pela própria Microsoft. Idéia: Focar no projeto para a Automassul.

Duração: 35 horas

Período: 31 de Maio a 11 de Junho.