“As expectativas para a 4ª Fecitep eram grandes, semanas e semanas de trabalho antecederam a feira. Muitas das coisas eram exigidas no regulamento, tive que trabalhar duro, pois houve o desenvolvimento de vídeos, caderno de campo, ajustes finais nas modelagens, a apresentação dentre outros documentos fundamentais para a compreensão do meu trabalho.
A sensação ao chegar em Viamão e estar participando da Fecitep foi no mínimo emocionante. Eram vidas diferentes, pessoas diferentes, diferentes histórias que conheci e que pretendo manter contato. Sem falar dos trabalhos, fiquei impressionado com a riqueza dos trabalhos apresentados, e, em meio a tantos robôs, invenções geniais, de repente senti que as minhas modelagens, o universo do trabalho que desenvolvi parecia ser simples demais. Mas me surpeendi: quando as pessoas começaram a chegar e ver o que se tratava o meu trabalho, perguntando como eu fazia aquilo??? Fiquei surpresa! E, vi o quão evoluída era a SETREM e, sobretudo o Curso Técnico em Informática, que me proporcionou ser uma pessoa diferente, que, mesmo sem ter trabalhado com a ferramenta que desenvolvi as modelagens (Google Sketchup), consegui alcançar um grande resultado, através da busca e da iniciativa de querer sempre mais e fazer mais motivada por desafios. Várias escolas vinham visitar o meu estande e o de meus colegas e os elogios não foram poucos....Valeu a pena a roupa mais ajeitada, a postura da apresentação mesmo com o cansaço, o aperto de mão, a motivação que apresentávamos mesmo repetindo a mesma fala 50 vezes no dia...São coisas e gestos que muitas vezes julgamos desnecessárias, como os conselhos dos pais, mas que no final sabemos que são vitais para o nosso crescimento pessoal e profissional.
Fomos avaliados por 3 pessoas, muito interessadas no trabalho, gostei muito. Ficávamos realmente muito tempo com elas, e aproveitei o máximo que pude para “vender” meu produto. No primeiro dia, a apreensão de que os avaliadores haviam passado no estande de meus colegas e no meu não...E agora? Como vai ser? Foi tranquilo...Melhor impossível!!! Natural, quando se faz um trabalho com todo o empenho e dedicação, os resultados aparecem e são apresentados de uma forma tranqüila.
No final da feira, quando aconteceu a cerimônia de encerramento e premiação, o nervosismo tomou conta de mim, estava gelada. Imagina um trabalho de meses e meses sendo avaliado, dentre mais de 100 trabalhos de todo o estado. Todos nós tínhamos chance de ganhar, e merecíamos. Claro, que somente com a participação na feira, já tínhamos ganhado muito, muito em aprendizado, em conhecimento e em novas experiências.
Aí começou os prêmios destaque, veio a premiação do Design e depois a do CTA. A felicidade tomou conta do grupo, afinal era a SETREM em destaque. Depois disso, vieram os 5 premiados, pensei comigo: Já não tenho mais chance... Anunciaram o 5º colocado, tudo bem...
Quando chegou a vez do 4º colocado (ainda estava gelada...) ele anunciou: “Projeto: Desenvolvimento de ambiente virtual tridimensional para instituição de ensino e integração do mesmo com o Google Earth...” Meu Deus era o meu projeto...
Somente no tempo que ele estava anunciando o nome do meu projeto levantei da cadeira umas 5 vezes...Não estava acreditando..Os colegas me chamando: “Fran, é você, Vai lá!!!”.. Então desandei, me desatei a chorar e a professora Maidi me chamava para irmos até o palco receber a premiação..Nossa! foi um momento mágico, o seu trabalho ser reconhecido assim, pois para mim apenas o fato de ter participado, da professora Maidi e do Curso Técnico em Informática terem apostado em mim já era o suficiente...
Mas fiquei extremamente feliz, tanto que na viagem de volta não consegui dormir, não estava acreditando...
Enfim, só tenho a agradecer ao curso pelo que conquistei à SETREM como um todo, aos meus colegas de trabalho e de curso, pois sem eles nunca teríamos chegado tão longe, conquistando a 4ª posição de todo o estado...”
CTI conquistou o 4º lugar Geral com projeto de Francieli Selzler
terça-feira, setembro 28, 2010