Mobilidade é destaque no Fórum de Informática SETREM



As funções inteligentes dos Ipad, Iphone, Tablets, Smartphones e Net Books e as possibilidades tecnológicas que estarão disponíveis em nossas casas no futuro foram algumas das novidades apresentadas no 12º Fórum de Informática, organizado anualmente pela SETREM, através do Curso Técnico em Informática, Curso de Tecnologia em Redes de Computadores e Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, na noite de terça-feira, dia 24.


As exposições deslumbraram os participantes, cerca de 300 pessoas, entre profissionais, empresários, professores e estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI). O evento teve como tema central ‘Mobilidade’, tecnologias que permitem uso durante a movimentação e como isto transformará a vida das pessoas.

O primeiro palestrante, Fernando Simon, sócio proprietário da empresa 3MA, de Xanxerê, na ocasião, destacou que o mundo está passando por uma transformação, na qual todos os dispositivos têm a tendência de serem móveis, contendo informações que as pessoas utilizam no dia a dia. “A convergência maior é para os smartphones, que são celulares que tem maior capacidade, semelhante a um computador. O desafio será a adaptação, tanto de usuários como de desenvolvedores”, afirma.

De acordo com Fernando é impactante os benefícios que as tecnologias móveis trazem. A possibilidade de se locomover com as informações, tendo a qualquer momento acesso aos dados. ‘As redes sociais permitem a comunicação efetiva e rápida. O twitter, facebook, Orkut, MSN podem ser utilizadas em qualquer lugar do mundo e estreitam as relações’.

Ildo Corso, sócio proprietário Abase Sul, Glauber Weddigen e Jean Benatti, Sócios Proprietários da Migrate Company ministraram o tema ‘Visão Tecnológica: Relatos de Vivências e Experiências’. Narraram viagens internacionais e as visitas técnicas às empresas Microsoft, Aplle, Islac, Linkedin e sede da Yahoo e Facebook, maravilhando o público presente.

Ao final do evento houve sorteio de brindes aos participantes com maior envolvimento, durante o fórum, no twitter. Na data a instituição de ensino proporcionou livre acesso ao twitter e MSN permitindo acompanhar a programação de qualquer lugar do mundo.