Como aprovar um resumo no SAPS?

 Estamos nos aproximando de mais um Salão de Pesquisa SETREM e com ele mais uma oportunidade para os alunos publicarem seus trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar.

 Enquanto alunos de um curso superior, todo aluno tem um compromisso firmado com a ciência, na forma de produção e divulgação de pesquisas, feitas na sala de aula, em trabalhos interdisciplinares, com bolsas de pesquisa ou de forma independente.

 A forma de publicar para a comunidade científica seus resultados de pesquisa varia de um evento para outro. No Salão de Pesquisa SETREM e mais especificamente para os alunos de graduação no Salão de Iniciação Científica, o formato de trabalho esperado é um resumo. Bem, mas o que é um resumo?

 Por mais simples que possa parecer a sua elaboração, o resumo é um dos últimos passos na elaboração de uma pesquisa. Toda a pesquisa começa com um problema. Tem de haver um problema identificado pelo pesquisador para "tocar" adiante sua pesquisa. A partir disso, é importante vasculhar o que há sobre o assunto, elaborando uma introdução e definindo um tema, bem como objetivos para esse trabalho, ou seja, o que eu espero que seja feito e onde eu quero chegar com toda esta encrenca positiva que estou me metendo.

 Uma metodologia, que nada mais é do que um estudo de métodos que será feito de como atingirei os objetivos da pesquisa e como conduzirei a mesma, também tem de ser destacada. Feito isso, referenciais, revisões da literatura têm de ser feitos, de forma a ver o que já foi feito sobre aquele assunto (temas inéditos são para doutorado, não se preocupe em salvar o mundo com sua pesquisa, preocupando-se em contribuir com a ciência e colocar seu nome nela) e para embasar teoricamente o trabalho.

 Em seguida vêm os resultados, isto é, até onde cheguei e o que resultou a minha pesquisa. Nesta parte, é explicitada a pesquisa de campo, o resultado da aplicação do veneno em planta tal, o software desenvolvido, as vivências dos professores com relação a uma nova metodologia, para ficarmos somente nestes.

 Após isso, vêm as conclusões, que representam a minha inferência sobre os resultados e sobre a pesquisa no geral, o que contribuiu para a ciência no geral e o que pode ser desdobrado a partir de então com a minha pesquisa para a comunidade científica.

 Estes são os grandes marcos de uma pesquisa científica e são estes os passos que têm de ser seguidos para a elaboração de um resumo, que na verdade será uma condensação de toda a pesquisa feita. Lembre-se que o resumo deve conter entre 800 e 3 mil caracteres, o que quer dizer de 150 a 500 palavras mais ou menos.

 Fazendo tudo isso muito possivelmente você terá a honra de apresentar seu trabalho no SAPS. Honra sim, afinal você é um pesquisador e estará expondo sua pesquisa para uma comunidade científica.



Gustavo Griebler
Mestre em Educação nas Ciências
Professor da Faculdade Três de Maio
Área de Computação SAPS 2012