O Curso Técnico em Informática marcou minha vida!!...



Irmãs Lilian e Raquel Compagnon

Assim como para a maioria dos jovens concluintes do Ensino Médio, o grande objetivo das irmãs Lilian e Raquel Compagnon, 26 e 24 anos, de Três de Maio, era ingressar no mercado de trabalho. E, para tal, objetivando capacitação, realizaram o Curso Técnico em Informática da SETREM (CTI).
Raquel iniciou o curso no ano de 2002. As aulas ocorriam no período da manhã. À tarde era bolsista no laboratório de informática da Unidade Três de Maio (local onde ocorre o Curso Bacharelado em Enfermagem). “Na metade do curso tive a oportunidade de atuar em um escritório de advocacia, fora da instituição. Esta foi a minha primeira experiência profissional.”
Optou por realizar o estágio de conclusão de curso na cidade de Horizontina, na MBS Informática, onde desenvolveu um sistema para controlar o cadastro de estudantes e cursos da empresa. Também ministrava aulas no período da noite para adultos. “Ao concluir o CTI, fui convidada para trabalhar na Abase Sistemas e Soluções, no suporte de sistemas, onde aprendi muito. Mas, pouco tempo depois, ao ingressar no ensino superior, surgiu outra oportunidade: estagiar por dois anos na John Deere, onde estou até hoje. O CTI abre portas do mercado de trabalho. Minha irmã, Lilian, também percebeu isto e ao concluir o ensino superior ingressou no curso”, conta.
Lilian destaca a dificuldade de conseguir um emprego sem ter um curso de informática. Atualmente a jovem é estagiária no setor administrativo da Farmácia São João em Horizontina. “Para atuar na maioria das atividades profissionais é necessário ter noções básicas de informática. Hoje, tudo perpassa pelo computador e pela internet.”
Para os pais Geneci e Ilário, o CTI trouxe amadurecimento pessoal para as filhas que refletiu na atividade profissional. “Dedicaram-se muito durante o curso, diversas vezes abdicando até de momentos com a família. Víamos o cansaço das meninas, mas nunca pensaram em desistir. Perceberam que somente com esforço, conquista-se vitórias”, concluem.