Evento revela perspectivas futuras na área de Tecnologia que afetarão o dia a dia de todos nós


Com um público de mais de 250 pessoas o Road Show Tecnológico promovido pela Sisnema em parceria com a SETREM apresentou aos presentes um desenho do que vem pela frente em termos de tecnologia.

Na ocasião o Sr. Nei Maldaner, Diretor de Estratégias e sócio-proprietário da Sisnema, efetuou relatos das tecnologias apresentadas na CEBIT 2010 em Hannover, na Alemanhã, considerada a maior Feira de Tecnologia do Mundo e dividiu com os presentes um pouco de sua experiência de vida e vivência em outros países e outras culturas.

Durante a apresentação de imagens das novas tecnologias, ficou claro o alto grau de inovação tecnológica do mundo. Já existem toucas digitais capazes de escrever o que você está pensando. Outros aspectos que já estão sendo extremamente explorados é o reconhecimento facial, aplicado a diversas questões de seguranças, como por exemplo, a definição de um trajeto que um visitante pode percorrer dentro de uma empresa. Através de monitoramento por câmeras a pessoa é conduzida e convidada a usar apenas os espaços no qual o software lhe permite, através do reconhecimento facial a autonomia para transitar. Tecnologias que permitem identificar onde a pessoa olhou na tela e o que chamou mais a atenção certamente serão exploradas para identificar o que mais chama atenção em sites de e-commerce, ampliando também o conceito do design instrucional.

Maldaner convidou os presentes a lembrarem das vitrolas e disse que dessa mesma forma os nossos desktops e notebooks serão lembrados daqui a 10 anos. A evolução dos computadores caminha hoje para o uso dos Tablet PCs que é, na realidade um computador pessoal no formato de uma prancheta, que pode ser acessado pelo toque do dedo, possibilitando que o usuário o utilize sem precisar de teclado ou de mouse.

O Tablet PC já se encontra disponível para comercialização. Nos Estados Unidos é possível adquiri-lo por valores a partir de 200 dólares. Muitos devem ter ouvido falar da tecnologia Tablet PC, através do lançamento do iPad da Apple.
Esse avanço tecnológico certamente muda a forma como interagimos com os softwares e nos mostra nova possibilidades nesse mundo. Passamos a trabalhar num mundo em que os softwares passam a estar na Nuvem (Computação nas Nuvens) o que possibilita que o usuário passem a se utilizar apenas de uma interface de troca (Tablet PC). Qual é o desafio então?? Preparar os softwares para rodarem nesse novo paradigma, pensar as aplicações comerciais, as soluções de gestão para essa nova era da tecnologia.
Segundo Maldaner, as mudanças tecnológicas se dão em ciclos de 10 anos e, estamos vivendo uma mudança radical hoje, em 2010, que vai refletir e mudar drasticamente a nossa vida e os nossos hábitos de consumo e de trabalho.

Surgem com essa nova realidade uma oferta e um espaço muito grande para a produção de serviços para a internet. Esses serviços, que podem ser desde coisas banais como aplicações extremamente úteis, normalmente são comercializados por valores entre 0,00 a alguns dólares. Entretanto 1 milhão de usuários usando um serviço que, por exemplo, custe R$ 1,00, gera para quem o desenvolveu um retorno interessante. Novamente o desafio é reaprender a trabalhar e desenvolver para esse novo mundo.
Nei destacou ainda a importância das pessoas nesse processo, da inovação, da atitude e do que se fazer com tudo isso que vem pela frente. Segundo ele, o paradigma muda do ter conhecimento para o que fazer com ele. É preciso ter a sabedoria para trabalhar em conjunto com outras pessoas, usar e explorar o que outros produzem e criam.

Rodrigo Camarão apresentou na noite os recursos do Windows 7 e do Windows 2008 R2, efetuando comparações de como esses sistemas operacionais trabalhar com as tecnologias apresentadas por Maldaner. Segundo Rodrigo a Microsoft, a partir dessas novas versões tem-se mais produtividade e, tem o seu foco também voltado para o mundo da computação nas nuvens.

Hoje é possível criar uma máquina virtual onde se gasta no entre 0,00 a 0,20 centavos por hora de uso desse computador, com sistemas e recursos disponíveis e otimização do custo, pois se tem o gasto apenas na hora que se usa o mesmo. Isso seria como uma TV por assinatura que você pagasse pelas horas assistidas ou usadas. Aos invés de ter o seu computador com todos os programas e licenças, o usuário terá um equipamento com uma boa e rápida interface, como por exemplo o table PC, a televisão ou o próprio telefone e se conectará no seu computador que estará em algum servidor, que nem se sabe ao certo onde está...(está na nuvem), mas que disponibiliza as minhas informações naquela hora e, eu pago por esse tempo de uso.

Outra vantagem é que posso utilizar qualquer interface de qualquer lugar e mesmo de qualquer empresa ou pessoa para acessar os meus dados que serão exclusivos e estarão a minha disposição na nuvem. Será muito parecido com a forma como consumimos hoje energia elétrica e água potável. Tenho a interface (torneira) ligo e tenho água, nem me dando conta de onde isso vem, pago pelo que consumo. Na área de TI, terei a Interface (tablet PC, Celular, hologram), ligo e tenho meus dados, nem sei onde eles estão, pago pelo tempo que consumo os recursos que estão me oferecendo.

Com certeza cada ano vamos estar vendo novas tecnologias, pois nunca houve na história da humanidade uma área que mudasse tão rapidamente e espalhasse essas mudanças pelo mundo todo. Hoje o conhecimento técnico dobra a cada dois anos e a previsão de obsolescência de computadores e softwares nos países de primeiro mundo é de exatos 2 anos. No Brasil ainda se consegue estender esse prazo entre 4 a 6 anos.

Em suma, o evento foi excelente, muitas outras tecnologias e soluções foram apresentadas e discutidas e ficou o gostinho de quero mais.