Realizou-se no período de 13 a 15 de agosto, na cidade de Teutônia o I Fórum de Iniciação Técnica Cientifica da Rede Sinodal de Educação. O fórum tinha como principais objetivos a socialização dos trabalhos e pesquisas realizados na educação profissional da Rede Sinodal e a seleção de trabalhos para participarem da FECITEP - 4ª FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
O evento teve um cunho diferenciado, pois juntou uma Feira de Trabalhos Científicos com momentos riquíssimos de discussão sobre pesquisa, trabalho e educação profissional.
Na ocasião estiveram presentes o atual Secretário da Ciência e Tecnologia Sr. Júlio César Ferst, que na ocasião visitou os trabalhos tecendo comentários sobre a expressiva participação da SETREM na feira (com 7 trabalhos ao todo) e também a relevância de trabalhos de cunho ambiental como o do Lixo Eletrônico que fora apresentado e do empreendedorismo, onde hoje a SETREM abriga possivelmente a primeira empresa de TI constituída em nível de Educação Profissional no estado e talvez no país. Na momento de sua fala para todos os presentes, destacou a importância das pesquisas, e da preocupação que se deve ter com a inovação e com a aplicabilidade e replicação dos trabalhos desenvolvidos. Também alertou para a necessidade dos autores e das instituições se preocuparem com o registro da Propriedade Intelectual em relação aos produtos e soluções desenvolvidas.
Na ocasião fez-se presente também o Diretor Superintendente da SUEPRO – Superintendência da Educação Profissional do RS, o Sr. Vulmar Leite. Na sua fala ele destacou a necessidade de qualificar os profissionais de nível técnico e o espaço que existe para a colocação profissional dos mesmos, estimando que no país para 2011 haverá uma carência de mais de 800mil postos de trabalhos para a educação profissional.
O Sr. Osvaldo Luiz Leal de Moraes, Diretor Científico da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS também esteve presente e proferiu uma palestra para os participantes sobre a Importância da Pesquisa na sociedade. Destacou a função e a participação da FAPERGS nas ações de pesquisa no estado e informou sobre a possibilidade de uma linha de financiamento para pesquisa destinada a professores e estudantes da educação profissional e da educação básica para o ano de 2011.
A SETREM se fez presente um uma comitiva de 19 pessoas, entre estudantes e professores e conseguiu classificar três trabalhos para a etapa estadual. Considerando que a etapa estadual estará recebendo em torno de 100 trabalhos, com esse resultado a SETREM estará representando 3% de todos os projetos de pesquisa do estado em termos de Educação Profissional do montante de todas as esferas educacionais (estadual, Sistema S, Particular e Comunitária)
Os trabalhos classificados foram:
Projetão: Diagnóstico, planejamento e análise da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de uma propriedade rural”. Eixo Tecnológico: Recursos Naturais, Estudantes: André Luiz Goral e Tatiani Rogeli Behrenz, Professor Orientador:
Constituição de empresa de soluções em ti focada na internet com o uso de plataforma free, contemplando o processo de implantação real empresa, definição e configuração de servidores e desktops, definição de metodologia e ferramentas para desenvolvimento e produção de soluções para clientes – Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação, Estudantes: Allan Dudar de Oliveira, Dilson Eifert, Marcelo Henrique Herberts Pianesso e Marcelo Limana, Professora Orientadora: Maidi Terezinha Dalri
Spine Chair- Estudo de cadeira baseada na coluna Vertebral – Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design, Estudantes: Andréia Cristina Pavlak e Roberto Luis Rieck, Professora Orientadora: Maria Judite Zanchet Marasca
SETREM participa de evento científico na Educação Profissional e classifica três trabalhos para a FECITEP
quarta-feira, agosto 18, 2010